Holding Familiar: uma opção para a gestão e administração de empresas

Em nosso país, muitas empresas que são constituídas por pessoas da mesma família, as quais detém o quadro societário e a gerência do negócio somente pelos entes familiares. Tal fenômeno ocorre porque há antiga tradição de conservação do patrimônio criado, que passaria de pai para filho.

Nesse contexto, surge a possibilidade de serem feitas as holdings companys, estratégia econômica que visa cuidar e proteger a sucessão e a administração da empresa ou grupo empresarial. Seria uma espécie de “blindagem de bens”, a fim de que se evite dilapidação patrimonial ou possível conduta que levaria a insolvência.
A holding familiar, em especial, é uma organização que objetiva manter o controle patrimonial das pessoas físicas que contenham bens e participações societárias atreladas aos seus nomes, podendo ser imóveis, cotas, patentes, marcas, investimentos financeiros e etc. dessa forma, o patrimônio de cada pessoa física da família seria gerido por uma sociedade, a qual delibera em conjunto qual a melhor alternativa na gestão do patrimônio.
Existem vários tipos de sociedades a serem escolhidas para a holding familiar, sendo que cada uma depende do montante a ser investido, bem como o modelo de negócio que se tem intenção de obter. Assim, se delineia a estrutura societária, participações de cada membro familiar e o responsável pela administração e escolha das estratégias pretendidas.
Cabe salientar que este modelo de gestão empresarial traz significativo impacto tributário sobre os lucros e dividendos entre os componentes, havendo isenção de imposto de renda e redução de carga tributária sobre o capital social estipulado nas participações. Essa é uma das vantagens que atrai a criação de holdings, pois um planejamento financeiro bem elaborado traz inúmeros benefícios e aumentando a lucratividade.
Além disso, a possibilidade de proteção patrimonial e planejamento sucessório da(s) empresa(s) e dos bens, evitando conflitos decorrentes da relação de parentesco, viabilizam o sucesso da continuidade dos negócios familiares. Assim, a holding familiar se apresenta como uma alternativa para gerencia e preservação dentro dos negócios familiares, oportunizando melhores investimentos, adequada gestão do patrimônio e, principalmente, manter a harmonia familiar.
Neste contexto, é importante quando se decide por constituir uma holding familiar é procurar uma consultoria de profissionais especializados, os quais irão auxiliar o grupo familiar a melhor delimitar as estratégias a serem realizadas para conservação dos bens e crescimento da(s) empresa(s) do grupo, trazendo a experiência e o foco para bons resultados.