Paul MacCartney: 1º música britânico bilionário e a relação da Propriedade Intelectual

A música "Blackbird", de autoria de Paul McCartney, teve como inspiração o Movimento dos Direitos Civis dos Negros nos Estados Unidos. Paul conta que a música se inspira numa mulher negra que vivia em Little Rock, mas ao colocar a letra no papel a transformou em um pássaro negro.

Recentemente, a cantora Beyoncé regravou a música com grande sucesso. Em uma de suas recentes apresentações disse: "agora posso voar para onde quiser, mas o que quero é que as gerações depois de mim saibam o que eu sei".

Pelos royalties para reproduzir a música "Blackbird", Paul recebeu 50 milhões de libras de Beyoncé. Paul já era um dos músicos mais ricos do Reino Unido por conta dos royalties recebidos pelos direitos dos Beatles, mas agora é oficialmente o primeiro músico britânico bilionário.

Os royalties são devidos aos criadores e demais artistas de obras intelectuais como forma de remuneração pelo uso de suas criações quando estas forem utilizadas por terceiros. Não há uma fórmula simples para estipular o valor dos royalties, pois vários fatores são observados nas negociações.

Essa remuneração não se limita à licença ou cessão do direito sobre músicas ou direitos autorais, mas também ocorre no caso de uso de marcas, desenhos industriais e patentes.

Ao proteger sua Propriedade Intelectual, novas possibilidades surgem quanto ao seu uso e à forma de lucrar com este patrimônio.

No caso de Paul McCartney, não se pode negar que os royalties são muito lucrativos, sobretudo ao se considerar que a sua banda expoente se desfez há mais de 50 anos.